Simulação Geopolítica do Ifes
7ª EDIÇÃO
Um novo jeito de fazer a SiGI
As Plaquinhas Inteligentes
SAIBA MAIS
SOBRE
A Simulação Geopolítica do Ifes – SiGI é um projeto de extensão institucionalizado desenvolvido pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo e organizado pelos campi Vitória, Serra e Cachoeiro. O projeto consiste em simular um ambiente de diplomacia internacional nos moldes das Nações Unidas, cujo principal objetivo é levar aos participantes do evento – que se dirige aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio – o conhecimento sobre temas e problemáticas procedentes da conjuntura geopolítica nacional e internacional, de modo a incentivá-los a desenvolver pedagogicamente o processo de discussão e resolução dessas problemáticas.
O ambiente diplomático é estruturado na forma de comitês (reuniões e cúpulas que simulam organizações nacionais e internacionais) que são coordenados pelos alunos do Técnico Integrado ao Ensino Médio dos campi Cachoeiro, Serra e Vitória, que por sua vez são os responsáveis pela elaboração de todo o conteúdo de preparação para os participantes. Dentro desses comitês é que se discutem os temas pertinentes e relevantes da pauta nacional e internacional, como Direito Internacional Humanitário, Segurança Internacional, Diversidade Cultural e Religiosa, Economia Mundial e dentre outros. Nesse ambiente, os alunos representam diplomatas que tem como principal objetivo defender o posicionamento da sua representação, que pode ser uma Nação, um Órgão de Governo, ou até mesmo uma Organização Não Governamental – ONG. Assim sendo, esses alunos transformam-se em Delegados que discutem e deliberam sobre os temas tratados por cada comitê, onde encoraja-se que esses representantes incorporem ao seu visual aspectos característicos da cultura dos países que representam, sendo o traje formal o mais adequado para o ambiente.
HISTÓRIA
Desde 2013, durante três dias de evento, a SiGI tem proporcionado a mais de 400 estudantes regularmente matriculados nos Ensinos Fundamental e Médio – de Instituições Públicas e Privadas – o debate sobre temas e problemáticas de extrema relevância para a nossa sociedade, sejam de procedência Nacional ou Internacional. Assim, o projeto vem ampliando os horizontes do conhecimento e a visão de mundo de seus participantes, conquistando grande notabilidade da comunidade acadêmica por ser uma alternativa funcional e complementar ao ensino convencional das salas de aula, sendo a Simulação das Nações Unidas que mais cresce na região sudeste.
8 escolas
120 participantes
3 comitês
AGNU 2020
OTAN 1999
9 escolas
150 participantes
4 comitês
8 escolas
250 participantes
6 comitês
8 escolas
300 participantes
8 comitês
10 escolas
450 participantes
10 comitês
19 escolas
550 participantes
12 comitês
24 escolas
600 participantes
10 comitês
mais escolas
mais participantes
mais comitês
A SIMULAÇÃO QUE MAIS CRESCE NO SUDESTE
2019 SiGI © Todos Direitos Reservados